segunda-feira, 9 de março de 2009

John Scofield

Mais uma vítima das forças ocultas


Ninguém defende o pobrezinho? A Fátima Lopes poderia dar uma ajuda e fazê-lo enveredar de vez pela carreira de modelo. Pelo menos, tem um cabelo forte. Tanta diversidade diária de madeixas e cristas em todas as direcções necessita de muita resistência. Provavelmente, a tinta estará a afectar-lhe o discernimento.

Magalhanês II

Texto retirado de http://clix.expresso.pt/o_festival_de_asneiras_do_magalhaes=f501580 . Admiro a pachorra de quem o fez. Uma base de dados notável para um futuro post.
Ortografia, sintaxe e gramática - nas instruções dos jogos do computador portátil Magalhães nada resiste às inovações do "magalhanês". Há palavras repetidamente mal escritas, outras inventadas, verbos mal conjugados, vírgulas semeadas onde calha, acentos que aparecem onde não devem e não estão onde deviam.
Há frases mal construídas, outras que começam na segunda pessoa do singular e continuam na terceira (tratam o leitor por tu e por você), expressões absurdas e frases que simplesmente não fazem sentido.
Nalguns casos, as instruções que deviam ajudar a utilizar os jogos complicam de tal maneira que não há quem perceba o que está em causa.
Lê-se e não se acredita. "Neste processador podes escrever o texto que quiseres, gravar-lo e continuar-lo mais tarde", lê-se nas instruções do processador de texto - isso mesmo: "gravar-lo e continuar-lo". "Dirije o guindaste e copía o modelo", explicam as intruções de um puzzle - assim: "dirije" com "j" e "copía" com acento no "i". "Quando acabas-te, carrega no botão OK" - "acabas-te", em vez de "acabaste".
Tudo isto se pode ler nas instruções dos jogos que vêm instalados de origem no computador Magalhães, conforme descobriu o deputado José Paulo Carvalho, depois de navegar na área lúdica do computador.
Ontem, depois de ter sido confrontado pelo Expresso com a existência de mais de 80 erros destes no portátil que já foi distribuído a 200 mil crianças, o Ministério da Educação informou que vai pedir a todas as escolas que retirem esse software dos computadores dos seus alunos. E vai ser solicitado à JP Sá Couto, empresa fabricante do Magalhães, que não inclua esses jogos nos computadores que ainda vai produzir.
Aqui fica uma lista (não exaustiva) das "pérolas" com que o "Magalhães" tem presenteado as nossas crianças.
* "Cada automóvel só pode mover horizontalmente ou verticalmente. Tu deves ganhar espaço para permitir ao carro vermelho de sair pelo portão à direita."
* "O Tux escondeu algumas coisas. Encontra-las na boa ordem."
* "Carrega nos elementos até pensares que encontras-te a boa resposta. (...) Nos níveis mais baixos, o Tux indica-te onde encontras-te uma boa cor marcando o elemento com um ponto preto. Podes utilizar o botão direito do rato para mudar as cores no sentido contrario."
* "Dirije o guindaste e copía o modelo."
* "Abaixo da grua, vai achar quatro setas que te permitem de mexer os elementos."
* "O objectivo do quebra-cabeças é de entrar cifres entre 1 e 9 em cada quadrado da grelha, frequentemente grelhas de 9x9 que contéem grelhas de 3x3 (chamadas 'zonas'), começando com alguns números já metidos (os 'dados'). Cada linha, coluna, e zona só pode ter uma vez um símbolo ou cifre igual." (nota: instruções para o jogo sudoku)
* "Carrega em qualquer elemento que tem uma zona livre ao lado dele. Ele vai ir para ela."
* "Enfia a bola no buraco preto á direita."
* "Com o teclado, escreve o número de pontos que vês nos dados que caêm."
* "O objectivo do jogo é de capturar mais sementes do que o adversário. (...) Se os jogadores se acordam no facto que o jogo está num ciclo sem fim, cada jogador captura as sementes do seu lado."
* "Ao princípio do jogo 4 sementes são metidas em cada casa. O jogadores movem as sementes por vês. A cada torno, um jogador escolhe uma das 6 casas que controla. (...) Se a última semente também fês um total de 2 ou 3 numa casa do adversário, as sementes também são capturadas, e assim de seguida. No entanto, se um movimento permite de capturar todas as sementes do adversário, a captura é anulada (...). Este interdito é ligado a uma ideia mais geral, os jogadores devem sempre permitir ao adversário de continuar a jogar."
* "Aceder ás actividades de descoberta."
* "Pega as imagens na esquerda e mete-las nos pontos vermelhos."
* "Carrega e puxa os elementos para organizar a historia."(nota: "historia" é repetidamente escrito sem acento)
* "Saber contar básicamente."
* "Move os elementos da esquerda para o bom sitio na tabela de entrada dupla."
* "Puxa e Larga as peças no bom sitio."(nota: "sitio" nunca é escrito com acento)
* "Com o teclado, escreve o número de pontos que vês nos dados que caêm."
* "Primeiro, organiza bem os elementos para poder contar-los (...)."
* "Carrega no chapéu para o abrires ou fechares. Debaixo do chapéu, quantas estrelas consegues ver a moverem? Conta attentamente. Carrega na zona em baixo à direita para meter a tua resposta."
* "Treina a subtracção com um jogo giro. Saber mover o rato, ler números e subtrair-los até 10 para o primeiro nível."
* "Quando acabas-te, carrega no botão OK ou na tecla Entrada."
* "Conta quantos elementos estão debaixo do chapéu mágico depois que alguns tenham saído."
* "Olha para o mágico, ele indica quantas estrelas estão debaixo do seu chapéu mágico. Depois, carrega no chapéu para o abrir. Algumas estrelas fogem. Carrega outra vês no chapéu para o fechares. Deves contar quantas ainda estão debaixo do chapéu."
* "Lê as instruções que te dão a zona em que está o número a adivinhar. Escreve o número na caixa azul em cima. Tux diz-te se o número é maior ou mais pequeno. Escreve então outro número. A distância entre o Tux e a saída à direita representa quanto longe estás do bom número. Se o Tux estiver acima ou abaixo da saída, quer dizer que o teu número é superior ou inferior ao bom número."
* "Tens a certeza que queres saír?"
* "Aprende a escrever texto num processador. Este processador é especial em que obriga o uso de estilos (...)"
* "Neste processador podes escrever o texto que quiseres, gravar-lo e continuar-lo mais tarde. Podes estilizar o teu texto utilizando os botões à esquerda. Os quatro primeiros permitem a escolha do estilo da linha em que está o cursor. Os 2 outros com múltiplas escolhas permitem de escolher tipos de documentos e temas coloridos pré-definidos."
* "Envia a bola nas redes"
* "É preciso saber manipular e carregar nos botões do rato fácilmente."
* "O objectivo é só de descobrir como se podem criar desenhos bonitos com formas básicas (...)."
* "O objectivo é de fabricar um forma dada com sete peças."
* "Quando o tangram for dito frequentemente ser antigo, sua existência foi somente verificada em 1800." (nota: explicação do tangram, um quebra-cabeças tradicional chinês)
* "Mexe as peças puxando-las. Carrega o botão direito nelas para as virar. Selecciona uma peça e roda à volta dela para a rodar. Quando a peça pedida estiver feita, o computador vai reconhecer-la (...)."
* "Reproduz na zona vazia a mesma torre que a que está na direita."
* "Reproduzir a torre na direita no espaço vazio na esquerda."
* "Puxa e Larga uma peça por vês, de uma pilha a outra, para reproduzir a torre na direita no espaço vazio na esquerda."
* "Move a pilha inteira para o bico direito, um disco de cada vês."(nota: as quatro últimas frases são as instruções dos jogos "Torres de Hanoi" e Torres de Hanoi simplificadas" - "Hanoi" sem acento no "o")
* "Torno dos brancos"
(nota: a vez de jogar das peças brancas num jogo de xadrez)
* "Joga o joga de estratégia Oware contra o Tux."
Para este jogo é preciso ter cérebro
As instruções de cada jogo no ambiente de trabalho Linux do "Magalhães" estão organizadas em três tipos de informação: "objectivo" (o propósito daquele jogo), "manual" (a forma de jogar - por exemplo, quais as teclas e como fazer cada acção) e "necessário" (os requisitos para poder jogar).
Clicando em "necessário" encontramos indicações tão diversas como "bom controlo do rato", "utilização do teclado", "ler as horas" ou "saber contar". Mas nas instruções do "Jogo de Bolas" ficamos a saber que, para essa actividade, é "necessário: cérebro".
F.S.C.

domingo, 8 de março de 2009

Um dos melhores árbitros de futebol portugueses,

Artur Soares Dias, embora confesse que sempre que toma uma decisão está seguro, por vezes tem problemas a posteriori, pensando "Ai a minha mãe!" Naturalmente que a opinião de qualquer mãe nos dá conforto e segurança, mais do que qualquer nova tecnologia.
Eu tenho a mesma opinião: se a minha mãe diz que está verde, eu avanço no semáforo, mesmo sabendo que ela é pitosga e eu veja vermelho. E se por acaso parei, fico com problemas de consciência. Só descanso se ela me disser que parei porque devia, uma vez que estava vermelho, embora ela nem tenha visto o semáforo.

Um cartoon ao Domingo à noite: a Pantera cor-de-rosa

O melhor presente para nós, independentemente da crise III


O homem, o amigo, o génio, o professor, o humanista, o blogger, o escritor, o jurista, o lógico, o matemático, o mais belo entre os belos, o mais rabugento entre os rabugentos, o mais irrascível entre os irrascíveis, o mais apaixonado entre os apaixonados, o mais ternurento entre os ternurentos, o mais doce dos doces ....
O MAIS, para milhares de nós.

Um presente para nós, em tempo de crise II


Um presente para nós, em tempo de crise I


A ERC ...

está cada vez mais um cão de fila do cão de fila do Engenheiro Sócgates. Ou é impressão minha que sou loira e burra?

A especialidade de Cavaco Silva

São os quatro metros barreiras (foi a tradutora alemã que disse, não me atirem pedras). Pormenores sobre as eleições legislativas, só mesmo na Alemanha é que o Presidente revela. Todos os políticos portugueses já aprenderam que só devem falar dos problemas internos a partir do exterior. O Presidente da República foi pedinchar pela Quimonda (politicamente correcto seria dizer fazer lobbying). Fica-lhe bem a preocupação com o próximo. Garantidamente, só obteve uns jogos de computadores da Siemens para oferecer aos netos.

sábado, 7 de março de 2009

Joshua Redman

Magalhanês

Então colocam um português, emigrante em França com a 4º classe, a traduzir parte do software do Magalhães? Não se poupam a esforços para maximizar o lucro.
É o que se chama um programa de jogos verdadeiramente educativo: os pais juntam-se aos filhos em tempo de qualidade e descobrem os erros de ortografia e sintaxe. Os professores, coitados, é que desesperam enquanto esperam que o software que atingiu cerca de 200.000 criancinhas seja retirado. A merda do hardware foi superada pelo software de merda.
É claro que a Ministra do casaco castanho se demarca porque "não podemos controlar tudo". O Governo não tem culpa de nada. Todos os ministros, a começar pelo Sócgates, são inimputáveis.
Deviam ser objecto de medidas de segurança exemplares.
...
Oh! foram tão eficientes....E a JP Sá Couto estava a dar uma mega festa tão in ontem à noite junto ao Castelo do Queijo. Assim, sem mais nem porquê, estragam-lhes a festarola? Afinal, falar português correcto não serve para nada, como demonstra a pujança da JP Sá Couto. Quanto mais analfabeto, mais in, ouvistes tio Jorge Pedreira? Não pregues petas ao people, que nós não somos burros, muito menos como pedras, e temos muitas para te atirar, apesar de seres dono da pedreira.

Quero viajar na Air Pinho

Sempre é mais barato e mais radical do que um low cost: não pago nada e vou de Falcon.

sexta-feira, 6 de março de 2009

David Cerny


Dos sonhos de Carlos Queirós

Carlos Queirós saiu do Manchester para ser campeão do mundo por Portugal. Não tenho nada contra os sonhos. Força Professor. O que interessa é tentar.
Eu também vou jogar no mega euromilhões (apesar dos anúncios ridículos dos últimos dias) para me tornar a próxima multimilionária excêntrica da União Europeia.
Ambos temos probabilidades muito baixas de concretizar o objectivo, embora o Professor, que muito admiro e respeito, tenha alguma vantagem que não lhe servirá de nada. É só em termos estatísticos.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Jason Mraz

Das enclíticas

Funes revela-se profundo conhecedor das metáforas e das suas complexidades. Eu inclino-me mais para as palavras enclíticas, quer assumam a forma de proclíticas, quer de apoclíticas. E sou profundamente ignorante. Apoquentam-me as parvalhonas, porque tendem a pregar-me partidas. Escondem-se. São tramadas. Onde as encontrar nas seguintes frases:
"Que comprimento tinha a barra de ouro que o teu pai te deu?"
"Ao vê-lo, chamaram-no e ofereceram-lhe um relógio de ouro".
Apenas uma coisa é certa, o tipo que fez esta gramática tinha uma fixação por ouro.

E agora uma nojicezinha: experimente a "peixe pedicura" ou o "peixe spa" total

Milhares de pessoas já experimentaram e adoraram. A (O) cliente coloca as patorras dentro de um tanque com dezenas de peixes garra rufa, para uma limpeza que dura entre 15 a 30 minutos, consoante o cascão. O tratamento conclui-se com uma pedicura tradicional. Pode também fazer manicura pelo mesmo método.
Se quer experimentar, desloque-se ao "Yvonne Hair and Nails", o local mais seguro.
Escolha bem o local, não vá o tanque estar cheio de piranhas ou tubarões bonsai, ou mesmo dos nossos amigos peixes-aranha.
Se quiser fazer um peeling total, pode enfiar o corpo todo no tanque. A sensação é de um indescritível bem estar. Além de ser muito útil no tratamento de algumas doenças de pele. Para isso, desloque-se ao "Yvonne Fish SPA", um pouco mais a oriente, à esquerda na primeira rua, para quem vai do "Hair and Nails".


Pode também fazer tratamentos faciais e limpar bem as orelhas. Só tem que ter o cuidado de fechar a boca, não vá o garra rufa tecê-las.