Ponto 1: O Raspanete
Enquanto ele ia, de fato e gravata, com o símbolo da monarquia na lapela, embora recém inscrito na JP, para uma festa de aniversário no clube de squash do Porto, ela esfolava as outras no jogo de basquete, em que ganharam 82-8, vindo rapidamente tomar um banho a casa, para seguir com um grupo para o Piolho, tendo passado pelo MacDonalds para satisfazer o estômago e acabando no Gare a dançar música alternativa. Peguntei-lhe se não aproveitou para fumar um charro, mas mostrou-se muito ofendida por a mãe fazer uma pergunta daquelas. -Deves ser a única mãe do mundo que fala desse tipo de coisas a uma filha! Pensas que eu sou quem? Claro que o meu propósito era pedagógico, pretexto para contar a história de uma amiga que num dia de desespero fez uma trip muito má...espero que ela tenha entendido, já que tem 100% a matemática no 10º ano, mas não sabe de cabeça quantos são 5 vezes 750...Por isso, fico sem certezas.
No dia seguinte, ele pregou-lhe O sermão: - tu tem cuidado, vê lá com quem te metes, essas duas amigas novas que agora fizeste, mais alguns tipos do grupo, são muito suspeitos. Vais ao Piolho? Tu pensas que és estudante universitária? Que vás ao Gare, ainda vá, uma vez ou outra, mas se fores ao Via Rápida ou ao Act (e ainda mencionou um terceiro nome que não fixei), deixas de ser minha irmã. Eu sou selectivo, mas sei com quem saio e que posso estar à vontade com os/as meus/minhas amigos/as. Quando eles se desviam, afasto-me. Há quanto tempo não saio com o Leite? Eramos grandes amigos, mas o tipo deu em tolo...
Exibindo uma concepção vitoriana da vida, que desconhecia e depois lhe expliquei, acrescentou: a vida é feita de degraus, enquanto eu subo, tu desces.
E eu? perguntei curiosa. Tu estás ao lado da escada! Nem entraste no átrio. E já agora, mã, não tens juízo, onde é que já se viu falar em drogas a uma miúda, maria vai com as outras, de 15 anos? Só podes estar tola!
Ponto 2: O Cão
-Gostava de ter um cão. Pode ser mã? Nos meus 18 anos. Eu tomo conta dele, prometo. Mas não quero um pamonha como a cadela do Sebesta que se limita a dormir o dia todo, ou a comer. No outro dia até comeu uma caixa de analgésicos.
Gostaria de um cão activo, um pastor alemão. Podemos chamar-lhe Kaiser, ou Blitz...
Nem pensar, um cão polícia bélico cá em casa...e esses nomes estão fora de questão. Tu não devias ser da JP mas do PND...Nunca vi nada mais retrógrado e anti-democrático. Não admira que no teste do Google tenhas ficado entre a Magaret Tatcher e o Hitler, enquando eu fiquei na exacta posição de Ghandi, Dalai Lama e Nelson Mandela.
-Sabes como acabou o Ghandi? E o sabes que o Tibete não tem hipótese, por muito que os fraldiqueiros desejem. Mas deste-me uma ideia para o nome do cão, podia ser Salazar!
-Nem penses!
-E Bento XVI?
-Ó meu parvalhão, agora dás em blasfemo!
-Então mã! Afinal, é um pastor alemão!