domingo, 12 de julho de 2009

Hugh Laurie and Stephen Fry

D. Afonso Henriques e Lusofonia

E daí, caso se viesse a apurar que D. Afonso Henriques apenas teria entre 1 m e 40 cm e 1 m e 50 cm? Ou mesmo que era anão? Os portugueses sentir-se-iam diminuidos com isso?
A enorme espada atribuida a D. Afonso Henriques nunca foi dele, já que só foi forjada no Século XVII. E daí?
Fez surgir esta coisa a que hoje chamamos Portugal, cometendo, pelo menos, um dos sete pecados capitais: desobedeceu à mãe.
Porque não, abrir o túmulo para fins de investigação científica? O que é que o Ministério da Cultura teme?
Será que Portugal perdeu com Cabo Verde? É que acordei agora para os jogos da Lusofonia, que decorrem já ao abrigo das regras do último Acordo Ortográfico. Ninguém responde. Obrigadinha, ó Silva. Vou procurar.

Cy Twombly


A ofensa

Foi a primeira vez que lhe foi permitido ir de férias só com os amigos. Foram quatro. Sempre pensei que iam comer fora o tempo todo, porque nenhum sabia cozinhar.
Todavia, cedo descobriram as maravilhas da comida congelada e um deles revelou saber fazer bifes.
Ao fim de alguns dias, com visível orgulho, enviou-me um sms com a seguinte frase: " Fiz gande spaghetti carbonara. Comi três pratos." Achei fantástica a capacidade de desenrascanço, achei divertido, mas admirei-o.
Hoje, sendo o último dia das férias, caí na asneira de lhe dizer que oferecia o jantar a ele e aos amigos, já que tinham cozinhado quase o tempo todo e vinham amanhã embora. Ofendeu-se. "Estás a tentar controlar as minhas férias e eu não estou a gostar disso. Esqueces-te que eu agora sei cozinhar?"
Apeteceu-me mandá-lo à merda, aliás, mandei-o à merda entre dentes, controlar as férias por oferecer um jantar? Até chorei. Ingrato. Mas aprendi a lição. Espero que não se esqueça que agora é chefe e que passe a cozinhar cá em casa também. A adolescência é tramada. E estamos os dois na adolescência, embora a minha seja serôdia.