sexta-feira, 13 de março de 2009

Respondendo em tempo recorde ao desafio de Funes, o parocata (4)


Adívnia - 1. Arte latina de adivinhação, do latim advinius. Origem: conta-se que a deusa Advínia, febril com as ausências do seu marido Prómiculus, um dia teve uma visão no leite de burra em que se banhava, vendo-o com três escravas numa orgia. Tomou uma adaga e entrou com uma força sobrenatural no aposento marital, cortando a cabeça a Prómiculus e libertando as escravas, desde que fossem habitar longe. Hoje muitos latinos se dedicam à advínia. Eu própria sou mestre nesta arte. Se quiserem o meu contacto é só pedir, basta fornecerem o leite de burra. 2. Nome próprio feminino israelita. Ex: Adívina, para de brincar ao atira rockets aos Nenucos.
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Esberifético -1. Objecto com os beiços ou bordas partidos e formas circulares; o mesmo que feito em cacos. 2. Homem profundamente deprimido. Ex1: Deu-lhe um ataque de raiva e transformou os pratos em esberiféticos. Ex 2: Desde que Sócgates lhe recusou um aperto de mão, Amado está esberifético.
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Imparaplécia -1. Parasita que se aloja nos intestinos, causando cólicas, diarreia e emagrecimento; o mesmo que bicha-solitária ou ténia; 2. Em sentido figurado: homossexual do género masculino sem companheiro 3. Imbecil. Ex1: A imparaplécia foi descoberta através da ecografia; Ex2: O Dick é uma imparaplécia, não arranja ninguém que o satisfaça. Ex3: Esta imparaplécia nem é capaz de marcar um golo, não sei porque lhe chamam ponta-de-lança.
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Parocata (ou parócata, como dizem os parolos): 1. Pacata 2. Parada, estagnada. 3. Afónico 4. Em sentido figurado: patarata. Ex1: A Marisela está muito parocata, deste-lhe um xanax muito forte. Ex2: A água do mar está muito parocata, deve estar a preparar-se um tsunami; Ex3: Comprei um papagaio, mas vou devolvê-lo porque fui enganada, em vez de repetir Porto allez, está parocata. Ex4: É preciso ser muio parocata para responder aos desafios de Funes.
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Taréfula: Do latim tarefulum. 1. Tipo de begónia com um cheiro fétido, muito comum nos talhos. Se ingerida, é mortal. 2. Mulher dedicada às artes da bruxaria a partir da confecção de mézinhas Origem: conta-se que a deusa celta Arduina, habitante das florestas de Cymru, profundamente carnívora, se alimentava envenando as presas com ervas e fungos que misturava e cozia, atraindo-os com os seus cânticos hipnóticos para manjares deliciosos. Depois de orgasmos que chegavam a durar trinta minutos, os animais morriam felizes, tornando a sua carne mais saborosa. Ex1: Envenenou a sogra com folhas de taréfula esmagadas, convencendo-a de que era esparregado. Ex2: Se lhe queres lançar um mau olhado de que não se livra, indico-te uma taréfula muito boa em Mogofores de Cima.
Nota: o ponto de interrogação expressa apenas dúvida acerca da planta ou da bruxa: Ex1: será uma begónia vulgaris ou uma taréfula? A bruxa de Mogofores é mesmo taréfula?

Diálogos

Ela:
-Sabes que à medida que envelhecemos a nossa cabeça vai ficando mais pesada porque adquirimos novos conhecimentos e fazem-se novas ligações no cérebro? Aprendi hoje. É mesmo verdade.
Ele:
- Claro. O Einstein não podia com a cabeça.
O amigo dele:
-E o Nuno Gomes qualquer dia flutua.

Thanks Tim Berners-Lee

quinta-feira, 12 de março de 2009

Mais um Clube de Excelência

Agenda ambiciosa: foi impingir o Magalhães aos inocentes do Além Mar

Eu não avisei dois posts abaixo?

Gostei foi da entrevista a um miúdo caboverdiano (no telejornal da SIC). Perguntado sobre gostava de ter um computador, respondeu que já tinha um em casa. Perguntado sobre se gostava do Magalhães, encolheu os ombros e disse sssss, como quem diz não, isto é uma merda.

"Cidade da Praia, 12 Mar (Lusa) - O primeiro-ministro, José Sócrates, foi hoje recebido em ambiente de festa por centenas de crianças numa escola em que prometeu ajudar o Governo cabo-verdiano no seu programa de distribuição de computadores a alunos do Ensino Básico.
Na Escola Básica da Capelinha, no centro da Cidade da Praia, que tem cerca de 1400 alunos, Sócrates esteve acompanhado pelo seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves, e pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, além dos secretários de Estado Paulo Campos, Valter Lemos e a deputada socialistas Celeste Correia.
"Aqui na escola vamos aprender a amar a nossa terra", cantaram as crianças à chegada do primeiro-ministro português, tendo nas mãos pequenas bandeiras nacionais de Cabo Verde e de Portugal.
No interior da escola, Sócrates entrou numa sala de aula, onde estavam três dezenas de jovens a trabalhar em computadores Magalhães, que fazem parte de um projecto educativo do Governo da Cidade da Praia, denominado "Mundu Novo".
"Dentro de meses todas as crianças [do Ensino Básico] vão ter um computador. Vamos agora somar uma nova ambição, para também todas as crianças cabo-verdianas tenham o seu computador", declarou o chefe do Governo português.
No final da visita, o primeiro-ministro cabo-verdiano disse que, dentro de dois anos e meio, a rede de Internet estará "completa" no seu país".
Depois, a médio prazo, o objectivo é concluir a entrega de 150 mil computadores aos alunos do "Básico" de Cabo Verde.
José Maria Neves disse que parte desses computadores terá na sua distribuição o auxílio do Estado Português, mas frisou que nem todos esses 150 mil computadores serão "Magalhães".
"Gota de Água" será o nome dos computadores que o executivo da Cidade da Praia vai distribuir aos seus estudantes do Ensino Secundário".

A Excelência de um Clube

A imponência do Dragão


Sócgates, em Cabo Verde,

tem uma agenda muito ambiciosa, lê-se nos jornais. Acredito: jogging de manhã e ao fim da tarde, natação e banhos de sol antes de almoço, descanso a seguir ao almoço, que um homem não é de ferro e é provavel que ainda tenha que fazer uns discursos, proceder a umas inaugurações e suportar alguma actividade cultural sem bocejar. Umas horitas de conversa da treta, antes, durante e depois do jantar (do tipo: apesar de ser da Madeira, o rapaz joga bem, repare, Senhor Presidente, como arrumou com a técnica do nosso ilustre Mourinho). Os ministros todos que levou consigo têm que servir para alguma coisa, nem que seja à chibatada.

Statements

Gostaria de abraçar a profissão de padeira. Vestida de bata branca, bateria a massa, iluminada pelo luar, e faria o pão para a comunidade. A esta hora já teria tomado um cheiroso pequeno almoço, fornecido pela entidade empregadora, e estaria na segunda hora de sono, a sonhar com os golos que o Hulk poderia ter marcado, com um sorriso de pateta satisfeita que cumpriu o seu dever, em vez de estar a escrever baboseiras. A felicidade interna bruta seria total.
...
P.S. Tenho sérias dúvidas quanto à compreensão pela ASAE da parte ..."iluminada pelo luar".

quarta-feira, 11 de março de 2009

Homenaje


Antártida

Questions

Porque é que há dias em que acordo com uma música na cabeça e não consigo deixar de a entoar, mentalmente, ou mesmo cantando o refrão? Hoje a música é dos Adiafa e o refrão é "têm carrapatos atrás das orêlhas". A coisa saiu-me espontaneamente por volta das 8 horas da manhã, perante o ar de espanto e irritação do meu filho que se preparava para ir para a escola. Tornou-se algo compulsivo, não conseguia parar de repetir com diversas variações melódicas e rítmicas.
Porque é que estou cheia de fome, mas não vou preparar o pequeno-almoço, só porque hoje é o meu dia de folga e acho que tenho direito a ficar na cama até mais tarde? Nem durmo, nem como, e o estomago parece uma caverna cheia de leões a rugir (sem ofensa para os que não rugem). Começo a irritar-me seriamente e ainda me levanto!
Porque é que o amanhecer e o acordar me deixam sempre de mau humor, mesmo cantando "têm carrapatos atrás das orêlhas?" Antes das 10 horas sou completamente burra, faça sol ou faça chuva, este post não deixa margem para dúvidas.

terça-feira, 10 de março de 2009

Ditados que se vão tornar populares, por Saphou

"À dúzia, é mais chato!"

Maldadezinha: o Magalhanês aplicado ao Sporting

Em vês de recuperares a honra, ai em Munique, apareces-te como uma equipa da segunda divisão. Não percebes-te que o objectivo do jogo não é de capturar mais golos do que o adversário. Enviaram-te a bola nas redes sete vezes fácilmente. Devias ganhar espaço para permitir aos activos de sair horizontalmente, verticalmente ou oblíquamente e largar a bola em bom sitio. O Bayern foi bonzinho em aceitar de jogar contigo duas vezes. Agora ficam para a história doze golos para todos poderem contar-los.

A Chaves le gusta la coca, pero no la coca-cola

Destaques da pivot da TVI24

"A primavera está a dar sinais de não ir embora". Alguém tem que proporcionar à senhora lições elementares sobre as estações do ano.

Da felicidade interna bruta

"E o que o é isso da felicidade interna bruta, caramba?", questiona Fátima Campos Ferreira, a irmã da Amélia (...) O tipo do INTEC tenta explicar, com valores como a criatividade, a ocupação, a solidariedade, a identidade, valores que vão muito para além dos aspectos financeiros, chegando mesmo a dizer "não te preocupes com a crise, ocupa-te", ao que a irmã da Amélia, o deputado, responde: "Mas sô tor, não aumente as exportações e vai ver o que é a felicidade interna bruta". Concorde-se ou não com o tótó do INTEC (e com o exemplo infeliz que ele dá da senhora que quer adoptar um bébé e acaba por adoptar três, havendo logo quem lhe ofereça carrinhos, biberons, etc, confundindo o bem estar económico com a caridadezinha), a senhora hoje está especialmente intelectualmente abrutalhada. Será que anda a frequentar o cabeleireiro do Miguel Veloso?

segunda-feira, 9 de março de 2009

John Scofield

Mais uma vítima das forças ocultas


Ninguém defende o pobrezinho? A Fátima Lopes poderia dar uma ajuda e fazê-lo enveredar de vez pela carreira de modelo. Pelo menos, tem um cabelo forte. Tanta diversidade diária de madeixas e cristas em todas as direcções necessita de muita resistência. Provavelmente, a tinta estará a afectar-lhe o discernimento.

Magalhanês II

Texto retirado de http://clix.expresso.pt/o_festival_de_asneiras_do_magalhaes=f501580 . Admiro a pachorra de quem o fez. Uma base de dados notável para um futuro post.
Ortografia, sintaxe e gramática - nas instruções dos jogos do computador portátil Magalhães nada resiste às inovações do "magalhanês". Há palavras repetidamente mal escritas, outras inventadas, verbos mal conjugados, vírgulas semeadas onde calha, acentos que aparecem onde não devem e não estão onde deviam.
Há frases mal construídas, outras que começam na segunda pessoa do singular e continuam na terceira (tratam o leitor por tu e por você), expressões absurdas e frases que simplesmente não fazem sentido.
Nalguns casos, as instruções que deviam ajudar a utilizar os jogos complicam de tal maneira que não há quem perceba o que está em causa.
Lê-se e não se acredita. "Neste processador podes escrever o texto que quiseres, gravar-lo e continuar-lo mais tarde", lê-se nas instruções do processador de texto - isso mesmo: "gravar-lo e continuar-lo". "Dirije o guindaste e copía o modelo", explicam as intruções de um puzzle - assim: "dirije" com "j" e "copía" com acento no "i". "Quando acabas-te, carrega no botão OK" - "acabas-te", em vez de "acabaste".
Tudo isto se pode ler nas instruções dos jogos que vêm instalados de origem no computador Magalhães, conforme descobriu o deputado José Paulo Carvalho, depois de navegar na área lúdica do computador.
Ontem, depois de ter sido confrontado pelo Expresso com a existência de mais de 80 erros destes no portátil que já foi distribuído a 200 mil crianças, o Ministério da Educação informou que vai pedir a todas as escolas que retirem esse software dos computadores dos seus alunos. E vai ser solicitado à JP Sá Couto, empresa fabricante do Magalhães, que não inclua esses jogos nos computadores que ainda vai produzir.
Aqui fica uma lista (não exaustiva) das "pérolas" com que o "Magalhães" tem presenteado as nossas crianças.
* "Cada automóvel só pode mover horizontalmente ou verticalmente. Tu deves ganhar espaço para permitir ao carro vermelho de sair pelo portão à direita."
* "O Tux escondeu algumas coisas. Encontra-las na boa ordem."
* "Carrega nos elementos até pensares que encontras-te a boa resposta. (...) Nos níveis mais baixos, o Tux indica-te onde encontras-te uma boa cor marcando o elemento com um ponto preto. Podes utilizar o botão direito do rato para mudar as cores no sentido contrario."
* "Dirije o guindaste e copía o modelo."
* "Abaixo da grua, vai achar quatro setas que te permitem de mexer os elementos."
* "O objectivo do quebra-cabeças é de entrar cifres entre 1 e 9 em cada quadrado da grelha, frequentemente grelhas de 9x9 que contéem grelhas de 3x3 (chamadas 'zonas'), começando com alguns números já metidos (os 'dados'). Cada linha, coluna, e zona só pode ter uma vez um símbolo ou cifre igual." (nota: instruções para o jogo sudoku)
* "Carrega em qualquer elemento que tem uma zona livre ao lado dele. Ele vai ir para ela."
* "Enfia a bola no buraco preto á direita."
* "Com o teclado, escreve o número de pontos que vês nos dados que caêm."
* "O objectivo do jogo é de capturar mais sementes do que o adversário. (...) Se os jogadores se acordam no facto que o jogo está num ciclo sem fim, cada jogador captura as sementes do seu lado."
* "Ao princípio do jogo 4 sementes são metidas em cada casa. O jogadores movem as sementes por vês. A cada torno, um jogador escolhe uma das 6 casas que controla. (...) Se a última semente também fês um total de 2 ou 3 numa casa do adversário, as sementes também são capturadas, e assim de seguida. No entanto, se um movimento permite de capturar todas as sementes do adversário, a captura é anulada (...). Este interdito é ligado a uma ideia mais geral, os jogadores devem sempre permitir ao adversário de continuar a jogar."
* "Aceder ás actividades de descoberta."
* "Pega as imagens na esquerda e mete-las nos pontos vermelhos."
* "Carrega e puxa os elementos para organizar a historia."(nota: "historia" é repetidamente escrito sem acento)
* "Saber contar básicamente."
* "Move os elementos da esquerda para o bom sitio na tabela de entrada dupla."
* "Puxa e Larga as peças no bom sitio."(nota: "sitio" nunca é escrito com acento)
* "Com o teclado, escreve o número de pontos que vês nos dados que caêm."
* "Primeiro, organiza bem os elementos para poder contar-los (...)."
* "Carrega no chapéu para o abrires ou fechares. Debaixo do chapéu, quantas estrelas consegues ver a moverem? Conta attentamente. Carrega na zona em baixo à direita para meter a tua resposta."
* "Treina a subtracção com um jogo giro. Saber mover o rato, ler números e subtrair-los até 10 para o primeiro nível."
* "Quando acabas-te, carrega no botão OK ou na tecla Entrada."
* "Conta quantos elementos estão debaixo do chapéu mágico depois que alguns tenham saído."
* "Olha para o mágico, ele indica quantas estrelas estão debaixo do seu chapéu mágico. Depois, carrega no chapéu para o abrir. Algumas estrelas fogem. Carrega outra vês no chapéu para o fechares. Deves contar quantas ainda estão debaixo do chapéu."
* "Lê as instruções que te dão a zona em que está o número a adivinhar. Escreve o número na caixa azul em cima. Tux diz-te se o número é maior ou mais pequeno. Escreve então outro número. A distância entre o Tux e a saída à direita representa quanto longe estás do bom número. Se o Tux estiver acima ou abaixo da saída, quer dizer que o teu número é superior ou inferior ao bom número."
* "Tens a certeza que queres saír?"
* "Aprende a escrever texto num processador. Este processador é especial em que obriga o uso de estilos (...)"
* "Neste processador podes escrever o texto que quiseres, gravar-lo e continuar-lo mais tarde. Podes estilizar o teu texto utilizando os botões à esquerda. Os quatro primeiros permitem a escolha do estilo da linha em que está o cursor. Os 2 outros com múltiplas escolhas permitem de escolher tipos de documentos e temas coloridos pré-definidos."
* "Envia a bola nas redes"
* "É preciso saber manipular e carregar nos botões do rato fácilmente."
* "O objectivo é só de descobrir como se podem criar desenhos bonitos com formas básicas (...)."
* "O objectivo é de fabricar um forma dada com sete peças."
* "Quando o tangram for dito frequentemente ser antigo, sua existência foi somente verificada em 1800." (nota: explicação do tangram, um quebra-cabeças tradicional chinês)
* "Mexe as peças puxando-las. Carrega o botão direito nelas para as virar. Selecciona uma peça e roda à volta dela para a rodar. Quando a peça pedida estiver feita, o computador vai reconhecer-la (...)."
* "Reproduz na zona vazia a mesma torre que a que está na direita."
* "Reproduzir a torre na direita no espaço vazio na esquerda."
* "Puxa e Larga uma peça por vês, de uma pilha a outra, para reproduzir a torre na direita no espaço vazio na esquerda."
* "Move a pilha inteira para o bico direito, um disco de cada vês."(nota: as quatro últimas frases são as instruções dos jogos "Torres de Hanoi" e Torres de Hanoi simplificadas" - "Hanoi" sem acento no "o")
* "Torno dos brancos"
(nota: a vez de jogar das peças brancas num jogo de xadrez)
* "Joga o joga de estratégia Oware contra o Tux."
Para este jogo é preciso ter cérebro
As instruções de cada jogo no ambiente de trabalho Linux do "Magalhães" estão organizadas em três tipos de informação: "objectivo" (o propósito daquele jogo), "manual" (a forma de jogar - por exemplo, quais as teclas e como fazer cada acção) e "necessário" (os requisitos para poder jogar).
Clicando em "necessário" encontramos indicações tão diversas como "bom controlo do rato", "utilização do teclado", "ler as horas" ou "saber contar". Mas nas instruções do "Jogo de Bolas" ficamos a saber que, para essa actividade, é "necessário: cérebro".
F.S.C.