domingo, 26 de abril de 2009

Afinal, quem são os descendente vivos da linhagem do Santo D. Nun' Álvares Pereira?

Nuno da Câmara Pereira? D. Duarte de Bragança? ou o auto-proclamado santinho, da minha devoção, Arlindo do Rego?
Isto está a ficar uma confusão. Espero que não ultrapasse o número das reclamações de paternidade atribuída a Fernando Lugo, Presidente do Paraguai, pelos vistos nada dado à castidade enquanto era ainda bispo. É bom que se esclareça rapidamente a questão, para manter a elevação do momento. Uma coisa é certa, para os três pretendentes à descendência: Santos da casa não fazem milagres.

1 comentário:

Dom(inus) Arlindo do Rego disse...

Algumas monografias indicam ancestral parentesco, com afonso henriques, sereníssima casa de bragança. carlos magno, fernando 1o magno, hugo capeto, guilherme 1, o conquistador.

Sempre achei extraordinária esta conaminação sanguínea, QU me faz nobre ente os nobres e o mais fidalgo entre mil, desde c. 1100 a.d. mil.

Basta respigar o GENEA, cuja folha de apresentação, colo:

"presentação

Geneall.pt é o site de língua portuguesa do projecto global Geneall que inclui outros cinco sites definidos pelas línguas dos seus nacionais - inglês, espanhol, francês, alemão e italiano - e ainda um sétimo site que incorpora genealogias dos países não abrangidos por estas línguas. O Geneall.pt integra a informação genealógica que respeita essencialmente a Portugal e Brasil mas também a todos os outros países de expressão portuguesa.

Geneall.pt é um projecto de Genealogia de carácter científico e cultural, sem fins lucrativos, que tem como principais objectivos:

1. Promover, divulgar e conservar estudos e investigações genealógicas de carácter científico;
2. Disponibilizar na internet as obras de Genealogia publicadas, com especial prioridade para as obras de referência e as de menor acessibilidade por parte dos investigadores;
3. Aproximar os estudiosos destas matérias;
4. Fomentar o desenvolvimento do estudo da Genealogia;
5. Estabelecer, numa base de dados única, as ligações genealógicas que unem os portugueses até hoje.

Constituem fontes primárias deste projecto:
1. As obras de Genealogia publicadas ao longo de séculos que se encontrem disponíveis na Biblioteca Genealógica de Lisboa;
2. O resultado das investigações dos webmasters do Geneall, tanto as realizadas até aqui como as que vierem a realizar-se.

Constituem fontes acessórias:
1. As informações disponibilizadas no Forum da Base de Dados;
2. As sugestões de correcções e actualizações enviadas pelos visitantes do site e por nós editadas quando entendamos que se justifique.

Na tradição do projecto Genea Portugal lançado na internet em 2000 e de que o Geneall.pt é continuador, muitos registos de nomes de pessoas surgem aqui acompanhados de uma (ou mais) bolas, que os identifica como descendentes dos vários reis, indicados como referência das respectivas nacionalidades. Esse princípio está estabelecido em todos os sites. Assim:

uma bola azul-clara identifica os descendentes de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal;
uma bola amarela os descendentes de Carlos Magno, imperador da Alemanha e rei de Itália;
uma bola verde os descendentes de Fernando I o Magno, rei de Castela e Leão;
uma bola azul-escura os descendentes de Hugo Capeto, rei de França;
uma bola encarnada os descendentes de Guilherme I, o Conquistador, rei de Inglaterra

Estas linhas ascendentes, comuns a muitos portugueses e brasileiros são visíveis em todas as páginas. Prevalece, no site português, a bola azul-clara. Mas é possivel seguir as outras bolas - mais fáceis de acompanhar através das páginas de costados - bastando para o efeito navegar nas versões das línguas a que respeitam, clicando previamente na bandeira, que está colocada na barra de fundo de cada página.

Graças à integração dos vários sites num projecto global, as pesquisas realizadas incidem sobre a totalidade dos registos disponíveis, havendo apenas a necessidade de ter presente que os nomes estão escritos na língua original.

Tratando-se de um site privado mantido por genealogistas e não de um serviço realizado pela Administração Pública ou sustentado por qualquer entidade mecenática, temos procurado assegurar a manutenção deste projecto mediante:

1. As adesões ao Geneall Plus.
2. As receitas de vendas de livros na Livraria do Guarda-Mor;
3. A Ajuda profissional.
4. Os serviços disponibilizados no Espaço Guarda-Mor.
5. As receitas da publicidade proveniente das visitas aos anúncios acessíveis a partir das nossas páginas.

A par da componente científica e formativa deste trabalho, esperamos que o Geneall consiga traduzir, através da sua componente lúdica, o contentamento que nos proporciona a sua construção.2


QUALQUER UM PODE CONSTAR LÁ E FAZER A ARVORE GENEALÓGICA.

É UMA BELE TRETA, HEIN ?
QUEM SABE SE SAPHOU NÃO É DESCENDENTE DE ALGUMA IMPERATRIZ BIZANTINA (BETÁCIA OU VETAÇA LASCARIS ?)