quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Conto popular idiota. O grunho vai dentro, a mulher deixa de ser vítima burra que dói, e a tia Verde-Água cumpre pena por burla e cumplicidade

Havia uma mulher casada a quem o marido batia diariamente por não saber cuidar de sua casa. Não fazia almoço, nem jantar, não limpava e nem lavava nada. Temendo perder o marido, ela resolveu procurar a tia Verde-Água, a quem todos conheciam como feiticeira. Ao entrar na casa da velhinha, a mulher percebeu o seu asseio. Tudo em sua casa brilhava, havia flores e uma panela a fumegar no fogão. Então, a mulher contou o seu problema e pediu ajuda. A tia Verde-Água disse-lhe que fosse para casa descansada, pois no outro dia mandaria dez anõezinhos para a ajudar no serviço doméstico. Antes, porém, disse-lhe como deveria agir para ser ajudada pelos anõezinhos: primeiro, fazer a cama, depois, encher as vasilhas de água, a seguir, varrer a casa, limpar o pó, cozinhar e, enquanto esperava que a comida ficasse pronta, lavar a roupa, passar a ferro, costurar e bordar. A mulher foi para casa e, no outro dia, fez tudo como a tia Verde-Água recomendou. Ao retornar do trabalho, o marido encontrou tudo em ordem, a comida pronta e a mesa posta. Ficou maravilhado! A partir daí, com a ajuda dos anõezinhos, a mulher conseguiu salvar o seu casamento. Certo dia, resolveu ir agradecer à tia Verde-Água e pedir-lhe que continuasse a enviar os anõezinhos para a ajudar. A velha perguntou-lhe se ainda não os tinha visto em sua casa. Ela respondeu que não, mas que adoraria vê-los. Ao escutar sua resposta a tia Verde-Água pediu que a mulher olhasse para as próprias mãos e contasse os dedos, pois esses eram os anões que a iam ajudar todos os dias. Após rir muito de si mesma, a mulher foi embora muito feliz e confiante das suas capacidades.

4 comentários:

anónima chocada disse...

Como é que um povo tem um conto popular como este a exaltar a violência doméstica, o machismo serôdio e a feiticaria aldrabona e enganadora para obrigar as mulheres a se sentirem culpadas e a trabalhar às ordens de suas Exas os fdp dos maridos?

ustiory disse...

O povo português é mais burro do que o que parece.

eug disse...

"O povo português é mais burro do que o que parece."

Povo é burro em qualquer lugar do mundo.

Já ouvi de pessoas que fizeram
intercâmbio (estudantes que vão para outros países) que o povo norte-americano é burro.

Mas voltando a Portugal... Um país desse tamanhinho dominou os mares e teve várias colônias, então não pode ser de todo parvo... Algum crédito deve ter.

Romanos e ingleses tb já foram senhores do mundo.

Hoje são os norte-americanos...
(Bom lembrar que foi o único país a jogar bombas atômicas em outro país)

eug disse...

BACALHAU COM CERVEJA.

Ingredientes:

1,50 Kg - Bacalhau
250 Gr - Espinafre
500 Gr - Batata cortadas em rodelas
1 - Xícara de cha de Azeite
6 - Dentes de Alho
3 - Cebolas Picadas
1 - Mulher
Cerveja a vontade
Sal a Gosto

Modo de preparo:

Ponha a mulher na cozinha com os ingredientes e feche a porta.

Na sala vendo televisão tome as cervejas durante duas horas e depois peça para ser servido. É uma delícia e praticamente não dá trabalho. Bom apetite!

:-)